Home

|

Historial

|

Missão

|

Organização

|

Recursos

|

Edições

|

Álbum

|

Links

|

Contactos

   

 

 Álbum

Álbum de atividades
     
  Cidadania


Cidadania
 
 
Organização: Região de Braga
 
Local: Famalicão
 
 
Dia 13 de outubro de 2018
 

 

"AÇÃO SOLIDÁRIA COM O PRÓXIMO"

 

 

 

 

 

 

 

TEMA ANUAL, tem a designação:

 

FRATERNIDADE, CIDADANIA E VOLUNTARIADO

 

“O Voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária com o próximo, participando de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral”.

 

“Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de homens que consideram ser sua responsabilidade intervirem em prol de uma Sociedade mais justa e mais solidária,….”

 

Texto de Maria José Rita (2011 Ano Voluntariado)

 

“Vivemos num mundo onde tudo tem preço mas quase nada tem valor, e as poucas coisas que tem valor, poucos sabem valorizar...”

 

“O Mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer...”

Texto de Albert Einstein

 

Caros Fraternos,

Após ganharmos firmeza com a nossa “Caminhada com Maria”, eis-nos preparados para dar outros decisivos passos individualmente e enquanto Associação.

 

Somos oriundos de um modelo de Escutismo Católico, assente em Três Princípios que relembro:

 

1º O Escuta Orgulha-se da sua FÉ e por ela orienta toda a sua vida

Fizemos durante o ano de 2017 a nossa “Caminhada com Maria”

 

2º O Escuta é filho de Portugal e bom Cidadão

 

É este o desafio que vos lançamos para o ano de 2018

 

Fazer da FRATERNIDADE, CIDADANIA E VOLUNTARIADO.

 

Como se recordam e não esquecemos de vos lembrar, o nosso Projeto assenta em três vetores muito importantes:

 

Trabalhar para que a nossa Associação seja, Mais Comprometida…, Mais Atuante…, Mais Capaz de Servir…

 

Só com COMPROMISSO individual e coletivo (Núcleo) conseguiremos AGIR, e as nossas AÇÕES são sempre uma demonstração de capacidade para organizados darmos de nós a quem necessita ou seja SERVIR.

 

É uma obrigação de Cidadania olharmos o mundo que nos rodeia com a firme intenção de “procurar deixá-lo melhor do que o encontramos”, esse é o desafio que vos propomos.

 

Não é certamente necessário utilizar muita retórica, nem trazer-vos muitos exemplos… apenas lembrar que só com ações, poderemos certamente fazer a diferença e que diferença.

 

Assim, o desafio que propomos a cada Núcleo, porque não a cada Associado, é o de procurarem encontrar um PROJECTO que possam abraçar e durante este ano desenvolvê-lo de acordo com as possibilidades de cada Núcleo e/ou individuo.

 

Desse PROJECTO, gostaríamos de ir recebendo informação, quer por meio de fotos e de textos, recortes de jornais locais, enfim todas as formas possíveis e pertinentes de divulgação.

 

Esperamos no mês de Outubro, podermos juntos e na 1ª pessoa, fazer um momento de partilha dos PROJECTOS mais emblemáticos e em conjunto sem necessitarmos de grandes “eruditos na matéria” mas demonstrando a nossa capacidade de agir, podermos juntos partilhar as nossas experiências com a grata mensagem de que foi possível darmos a nossa contribuição para fazer deste mundo um local melhor.

 

É ISSO QUE NOS MOVE – Sei que vão aceitar o nosso desafio.

 

 

««« »»»

 

 

Explicação do distintivo Tema Anual 2018

 

Tema escolhido CIDADANIA

 

Lema “Ação Solidária com o Próximo”

 

Distintivo de forma retangular com 8cm de altura por 6cm de largura circundado com file de 1,5mm de cor azul forte, tendo no interior a frase do Tema do ano “CIDADANIA” escrita em círculo indicando o movimento da Ação, na cor preto acompanhado das três imagens estilizadas representando as pessoas “Associados” nas cores da Bandeira Nacional de Portugal, o verde, o amarelo ao centro, representando o escudo e o vermelho, acompanhado com a mão do Escuteiro aberta representando o SERVIÇO. Os três dedos maiores representando os três Princípios do Escuteiro, “ O Escuteiro orgulha-se da sua Fé, e por ela orienta a sua vida” “O Escuteiro é filho de Portugal e bom CIDADÃO” e “ O dever do Escuteiro começa em casa”, toda esta simbologia acompanhada na parte central pelo distintivo da FNA.

 

No fundo do distintivo tem a cor verde clara, representando a Esperança desta nossa vivência de “Ação Solidária com o Próximo” frase do nosso lema escrita em cor Azul Forte na parte inferior do distintivo. Apresenta também em destaque na parte superior a vermelho o ano a que corresponde, 2018.

 

Fraternidade de Nuno Álvares | Escuteiros Adultos